Explorando as Igrejas Antigas do Norte de Portugal

explorando as igrejas antigas do norte de portugal

O Norte de Portugal é o lar de algumas das mais belas e antigas igrejas do mundo, cada uma com a sua própria história e arquitectura únicas. Para aqueles que procuram explorar estes espantosos locais de culto, aqui estão algumas das principais igrejas a visitar no norte de Portugal que tem belos artigos e monumentos religiosos e onde pode rezar um terço e usufruir da fé católica.

Igreja de São Domingos no Porto

A Igreja de São Domingos de estilo barroco está localizada no coração do Porto e é uma das igrejas mais conhecidas no norte de Portugal. Construída em 1739, esta igreja histórica foi concebida pelo arquitecto Nicolau Nasoni e apresenta um interior deslumbrante adornado com paredes de folhas de ouro e colunas de mármore. A igreja alberga também várias obras de arte importantes, incluindo pinturas a óleo de pintores portugueses famosos como José de Figueiredo e Melo e Joaquim Joaquim Antunes da Silva.

Convento de Cristo em Tomar

O Convento de Cristo é um impressionante castelo templário localizado em Tomar que foi construído entre 1160 e 1220. Esta estrutura fortificada foi originalmente construída como um mosteiro mas mais tarde serviu de residência real para o Rei D. Manuel I, depois de ter caído na sua posse. Hoje em dia, os visitantes podem explorar este sítio do Património Mundial da UNESCO, que inclui várias capelas, duas igrejas – a Igreja de Santa Maria do Olival e a Igreja de São João Baptista – bem como um magnífico claustro repleto de esculturas medievais ornamentadas.

Catedral de Braga

A Sé de Braga é outra impressionante estrutura religiosa localizada no coração da cidade antiga de Braga. Originalmente construída durante o século XII no topo de um templo romano dedicado a Júpiter, esta Sé sofreu várias renovações ao longo do tempo que mudaram significativamente o seu aspecto em relação ao seu estado original. Os visitantes podem explorar os seus exuberantes jardins, fachada Barroca ornamentada, e interior de cortar a respiração repleto de esculturas e obras de arte intrincadas.

explorando as igrejas antigas do norte de portugal

As melhores igrejas do Porto

O Porto é uma das mais belas cidades de Portugal, repleta de cultura e história. Para os amantes da arquitectura religiosa, oferece algumas das mais deslumbrantes igrejas da região. As mais visitadas incluem a icónica Igreja de São Francisco, construída por monges franciscanos em 1245; a Torre dos Clérigos, construída em 1763 e cujo campanário distintivo pode ser visto de muitos pontos em torno do Porto; e a Igreja de Santo Ildefonso, cheia de detalhes barrocos e com um fantástico museu anexo. Outra igreja interessante é a Igreja da Misericórdia, que alberga um incrível tesouro que inclui artefactos de vários séculos. A visita a todas estas Igrejas irá certamente contribuir para uma viagem inesquecível ao Porto.

O Norte de Portugal é o lar de alguns sítios religiosos incríveis que oferecem aos visitantes uma visão de séculos passados. Desde grandes catedrais a castelos antigos, há aqui algo para todos explorarem! Quer esteja interessado em aprender mais sobre a cultura portuguesa ou simplesmente queira maravilhar-se com obras de arte e arquitectura deslumbrantes, certifique-se de acrescentar estas igrejas de topo à sua lista quando visitar o Norte de Portugal!

Explorando as Igrejas Antigas do Norte de Portugal
Scroll to top