Guia de SEO: chaves para otimizar nosso posicionamento na web

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O Google está cada vez mais inteligente e exigente na hora de decidir quais sites posicionar em primeiro lugar e, claro, se a revolução da Internet levou à criação de milhões e milhões de sites nos últimos anos. Aparecer nos primeiros resultados dos rankings de busca é essencial. Se você não aparece entre os dez primeiros resultados de pesquisa, você não existe. Por isso, entendendo que SEO é um assunto em constante mudança, elaboramos um guia de SEO com passos fundamentais que você deve seguir para atrair a atenção de seus usuários e tornar sua página um site relevante. Você quer saber quais são? Continue lendo!

1# Faça um diagnóstico inicial

Já tem o seu site e não sabe em que estado se encontra? Faça um diagnóstico inicial que permita avaliar quais aspectos são otimizados, quais não são e como você pode melhorá-los. Aqui está uma lista dos fatores mais relevantes:

Analise o status do seu domínio: é importante revisar fatores como a idade do domínio e sua autoridade. Comprar backlinks tem que ser uma alternativa caso a autoridade seja baixa.

Status do site: verifique se o seu site foi penalizado pelo algoritmo do Google, entenda os motivos e tente melhorá-los.

Perfil de link: detecte links externos que possam estar causando danos ao seu site e remova-os para evitar penalidades. Se possível, contrate uma agencia de link building.

Realize um diagnóstico na página, levando em consideração fatores como Core Web Vitals, a arquitetura do seu site, a estrutura dos links internos, o conteúdo canibalizado e possíveis erros, como links quebrados.

Não deixe as redes sociais de lado: lembre-se que elas também fazem parte da sua marca e por isso devem ser otimizadas.

2# Pesquisa de palavras-chave: a chave para a estratégia de posicionamento

Depois de conhecer o estado do seu site, você pode começar a propor a estratégia com a qual poderá subir nas posições do Google. Lembre-se de que o SEO é um trabalho de longo prazo, mas se você o fizer corretamente, poderá ver os resultados.

O primeiro passo da estratégia deve consistir na busca por palavras-chave. A intenção é selecionar aquelas palavras-chave que são úteis para o nosso tipo de negócio e que interessam à nossa buyer persona. Desta forma, poderá utilizá-los nos diferentes canais e assim conseguir atrair uma audiência de qualidade.

Você estará interessado nas palavras-chave que têm o maior volume de pesquisa para o menor nível de concorrência. Algumas das fontes que você pode consultar para fazer sua lista de palavras-chave são as seguintes:

  • Palavras do seu nicho com possíveis combinações
  • Palavras usadas pela concorrência por meio de um benchmark
  • Os dados fornecidos pelos motores de busca internos

Quando já temos nosso banco de dados criado, podemos saber o nível de buscas para cada palavra-chave. Nesse sentido, ferramentas como Ubersuggest, SEMrush ou o planejador de palavras-chave do Google podem ser úteis.

Você também pode usar os comandos de pesquisa avançada do Google allintitle e allinurl.

3# Otimização de SEO On-Page

Depois de selecionar as palavras-chave mais bem-sucedidas para o seu tipo de negócio e com alto volume de pesquisas, você deve incluí-las em diferentes seções do conteúdo do seu site:

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#1. ETIQUETA DE TÍTULO

Esse atributo é a primeira coisa que os spiders dos mecanismos de pesquisa indexam quando chegam a um site. Portanto, além de conter as palavras-chave, ele tem que ser descritivo, atrativo e ter comprimento inferior a 60 caracteres, caso contrário o Google não mostrará o excesso de caracteres nos resultados da busca.

#2. META DESCRIÇÃO

Permite-nos fornecer ainda mais informação aos motores de busca e aos utilizadores que nos encontram através dos motores de busca. Seu comprimento não pode ultrapassar 160 caracteres e devemos aproveitá-lo para fornecer mais informações ao usuário.

#3. URLS AMIGÁVEIS

Em outras palavras, os URLs devem ser sintéticos, conter as palavras-chave para as quais queremos classificar e podem conter apenas letras minúsculas, números e hífens.

#4. TAGS DE CABEÇALHO

As tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) além de hierarquizar o conteúdo, fornecem informações úteis para os spiders de busca. Portanto, é conveniente inserir nessas tags as palavras-chave que queremos posicionar.

#5. MAPA DO SITE

O mapa do site ajudará o Google a entender como seu conteúdo está organizado. Por isso é importante submetê-lo aos principais buscadores de forma que eles possam detectar o conteúdo indexado.

4# Conteúdo otimizado

A otimização do conteúdo é essencial na hora de posicionar nossa entrada.

Muitos profissionais ficam divididos entre escrever conteúdo pensando no usuário ou, ao contrário, pensando nos mecanismos de busca. No entanto, a chave é escrever um conteúdo atraente e agregar valor ao mesmo tempo em que é otimizado para os mecanismos de pesquisa. No que diz respeito à otimização SEO do conteúdo, daremos especial atenção a:

Use as palavras-chave que queremos posicionar. Mas, como vimos neste artigo, não é necessário limitar-se a utilizar apenas as palavras-chave que pretende posicionar: sinónimos, conjugações, pequenas variações… maneira muito mais natural.

A escrita é essencial. Escreva corretamente, sem erros ortográficos e sem erros gramaticais.

Em relação ao comprimento do conteúdo, logicamente dependerá da classe de conteúdo. Por exemplo, em fichas de produtos, devemos procurar escrever descrições com extensões de pelo menos 300 palavras. No entanto, ao escrever artigos não devemos nos contentar com menos de 500 palavras.

Lembre-se de que você está escrevendo para usuários. Portanto, o conteúdo tem que ser atrativo, interessante e deve agregar valor aos usuários.

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